sexta-feira, 28 de maio de 2010

Música: Estação Melodia na Estação Guanabara e II FILC

Em novo disco lançado pela Biscoito Fino, Luiz Melodia se debruça sobre o samba das décadas de 30, 40 e 50.
Luiz Carlos dos Santos, Luiz Melodia, nasceu no Morro do Estácio, Rio de Janeiro, no dia 07 de janeiro de 1951. Único filho homem de Oswaldo e Eurídice descobriu a música ao ver o pai tocando em casa. Melodia passou a adolescência compondo e tocando sucessos da Jovem Guarda e Bossa Nova, com o grupo “Instantâneos”, formado com amigos. Esta experiência, juntamente com a atmosfera em que vivia – do tradicional samba dos morros cariocas – resultaram em uma mescla de influências que renderam a Luiz Melodia um estilo único.

O poeta Wally Salomão e de Torquato Neto chamaram sua atenção. E, através de Wally, Gal Costa acabou conhecendo um de seus compositores prediletos, resultando na gravação de “Pérola Negra”, no disco “Gal a Todo Vapor”, de 1972. Pouco depois era a vez de “Estácio Holly Estácio” ganhar sua interpretação na voz de Maria Bethânia. Foi nesta época que o artista assumiu, então, o nome de Luiz Melodia.

“Eu sei que não sou majestade. Não tenho, nem quero coroa. Eu quero é cantar na cidade”. Estes versos de O Rei do Samba (Miguel Lima/ Arino Nunes) talvez funcionem como uma síntese da atual fase de Luiz Melodia: em seu primeiro trabalho essencialmente como intérprete, ele busca, sem firulas ou intervenções modernosas, potencializar os sentidos da palavra cantada. Em Estação Melodia, a voz dialoga diretamente com seus interlocutores, sem intermediários. E quando este diálogo é movido a samba, as coisas fluem ainda com mais naturalidade.

Melodia volta à cena com um trabalho de interpretação; que não deixa, em última instância, de ser também de composição: a assinatura que o cantor imprime às canções é tão particular, que perpassa a nítida impressão de co-autoria. Lança aqui sua visão simbólica sobre o universo do samba, através de seus elementos mais flagrantes: nesta Estação não faltam os passarinhos, a mulher idealizada, o quintal, o desalento, a redenção...Melodia pode não ter e querer coroa, mas o samba, com certeza, é sua nobreza.


Luiz Melodia e FILC - Festival Internacional de Leitura de Campinas
 
Em sua segunda edição, o Festival Internacional de Leitura de Campinas – FILC – é uma realização da Prefeitura Municipal de Campinas e Unicamp com correalização do SESC SP. Este ano, o evento acontece na Estação Guanabara, Largo do Rosário e SESC Campinas e tem como principal objetivo o incentivo ao hábito da leitura e, este ano, homenageia a escritora Hilda Hilst. Nascida em Jaú (SP) em 1930, a autora se mudou para Campinas em 1965, onde construiu sua residência - a Casa do Sol - e produziu a maior parte de suas obras. Além das Mesas Literárias, a programação conta com peças teatrais baseadas em clássicos da literatura, contação de histórias, atrações musicais, Tenda Gastronômica e a participação de diversas editoras. De 29 de maio a 6 de junho. Grátis. Confira a programação completa em http://www.filc.com.br/.
 
Luiz Melodia se apresentará na abertura oficial do evento que acontece dia 29/05 (sábado) às 20:00 hr na Estação Guanabara.
 
imagem: divulgação

2 comentários:

Gui Barreto disse...

Juh do céu!!

Cadê as postagens desse blog???
Só porque começou a trabalhar ficou preguiçosa?? Cadê a Juh que eu conhecia???

Por falar nisso, te liguei semana passada e vc nem me atendeu...tá de mal de mim???

Quero saber as novidades...vê se aparece...foi no show do Latino e mudou de vida?:???

Aqueles....

5.555 bjos!!

Natty disse...

♫ Se alguém perguntar por mim, diz que eu fui por ai... ♪

Luiz Melodia é muito bom mesmo, amiga! E muito obrigada (:

Um beijo