segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fotos: Núcleo de Samba Cupinzeiro samba de 1° na Casa São Jorge

Em 2007 conheci o Núcleo de Samba Cupinzeiro, não me recordo exatamente se era uma Virada Cultural em Campinas ou se era o Projeto Bairros, mas lembro que foi na Praça do Carmo; desde aquela época (em que eu ainda não sabia que o samba era tão presente em mim) o grupo me prendeu e encantou, depois disso não consegui mais assistir apresentações deles, apesar da vontade e de saber que se fosse almoçar na “Tonha” (que fica em Barão Geraldo) no domingo, a probabilidade de ouví-los seria grande, enfim, não deu certo.
 
Mas ontem (dia 16 de maio de 2010), 3 anos após assisti-los pela primeira vez, tive a felicidade de encontrar o grupo tocando novamente, dessa vez na Casa São Jorge (também em Barão) e... o “Cupinzeiro” continua maravilhoso, interpretaram muitos sambas conhecidos, dentre eles vários de Paulinho da Viola, também canções do grupo, enfim... não teria maneira melhor para começar a semana, o som de primeira do grupo+a cozinha maravilhosa da casa São Jorge e a cerveja trincando!
 
Um pouco mais sobre o Núcleo de Samba Cupinzeiro
 
O grupo que é formado por:
  • Anabela – voz e percussão;
  • Edu de Maria - voz, violão e percussão;
  • Edu Fiorussi - violão de 7 cordas e coro;
  • Márcio Modesto - flauta;
  • Edu Guimarães - sanfona e surdo;
  • Lucas Arantes - cavaquinho;
  • Roberto Amaral - pandeiro;
  • Lucas da Rosa - percussão eterna no coração do grupo!
 
O grupo nasceu com intuito não só de fazer samba, mas também de pesquisar, compor e realizar as atividades em torno do samba, isso aconteceu em 2001. O Cupinzeiro já ganhou vários prêmios, dentre eles: Prêmio PAC Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (2006), Medalha Carlos Gomes (2007), Festival de Samba Paulista (2007); além de ter o apoio de vários programas do Ministério da Cultura; também já se apresentou com grandes nomes como: Wilson Moreira, Tia Surica, Walter Alfaiate e Diogo Nogueira. Em 2007 que foi um ano muito produtivo para o grupo, eles gravaram o cd “Núcleo de Samba Cupinzeiro”.
 
Para conhecer mais o trabalho do Cupinzeiro, ver vídeos, acesse o MySpace do grupo: http://www.myspace.com/cupinzeiro .
 
O Núcleo de Samba Cupinzeiro é aquele tipo de música que não dá pra passar despercebido. Anabela canta divinamente, além do que, todo o grupo tem um padrão musical muito alto!
 
Para ver mais fotos sobre a apresentação do grupo no dia 16 de maio, clique no título do post.

 
fonte de pesquisa: myspace.com/cupinzeiro
imagens: juliana brentegani

Um comentário:

Gui Barreto disse...

Pena que nem todos gostem de samba, ou pelo menos saibam se comportar num barzinho de samba...show muito bom...a Anabela (agora que sei o nome) canta muito...eu sei onde fica a Tinha...qq dia vamos lá...bjos