domingo, 18 de abril de 2010

Teatro: Encontro de Dois

Nos últimos dias 15 e 16 de abril, o grupo teatral Quase9 se apresentou no Centro de Convivência em Campinas com a peça Encontro de Dois.

A peça monstra como foi o projeto de pesquisa do grupo no mundo das libras e como esse mundo pode (e deve) interagir normalmente com o mundo dos ouvintes. Uma peça extremamente dinâmica com muita movimentação, diálogos rotineiros que se efetuado em libras para os ouvintes, ou através da fala para os surdos, torna-se um grande mistério. Com a irreverência e a dinâmica, o grupo aproxima um pouco mais esses dois mundos que são tão diferentes, mas no fundo, completamente iguais!

No dia 15, quando fui assistir a peça, um colégio de surdos levou seus alunos para assistir a peça também. E eu, me senti analfabeta diante de toda aquela forma de comunicar, na verdade, aquele idioma, que para mim, era desconhecido. Todos se comunicavam normalmente e eu ali, sem entender nada, então gostaria de que todos refletissem isso e pesássemos um pouco mais sobre o que é diferente e entendessemos que tudo depende do contexto, então respeito a tudo e a todos... é fundamental!

Quem tiver a oportunidade de assistir a peça, é uma boa oportunidade para conhecer um pouquinho mais do mundo das libras e refletir essa questão!




imagens: juliana brentegani

2 comentários:

Gui Barreto disse...

É dona Juh...assim como estávamos discutindo ontem, ninguém pode ser taxado de estranho, antes que você se coloque no lugar do outro ou se sinta "excluído" no meio deles...somos todos iguais, e devemos lutar pelo respeito e dignidade de cada "tribo" ou grupo.

Unknown disse...

É isso aew Ju, respeito á tds! Inclusão sempre!